2019/07/09

Notícias do dia

App de videoconferência Zoom deixa sites activarem câmara e permanece mesmo depois de desinstalada; iOS 13 mostra que apps acedem à localização num mapa; avião aterra autonomamente pela 1ª vez; Pixel 4 vai manter margens generosas acima e abaixo do ecrã; falha em app de pagamentos da 7-Eleven no Japão permitiu roubar 450 mil euros; e apps Android continuam a aceder à localização mesmo com a permissão recusada.

Antes de passarmos às notícias do dia, esta semana temos para oferecer um módulo de tomada inteligente BlitzWolf no passatempo de gadget da semana; e ainda vais a tempo de poderes ganhar exemplares do livro Introdução à Blockchain da FCA.

Kill switch evitou 60 milhões de ataques WannaCry em Junho




O ataque do ransomware WannaCry assustou o mundo em 2017 mas, passados dois anos, continua a ser uma ameaça que só não se concretiza devido à existência do "kill switch" que o desactivou. Para se ter uma melhor ideia do que se está a falar, só em Junho deste ano (2019) houve 60 milhões de acessos que se teriam tornado em ataques se o domínio, descoberto e criado por dois investigadores, não estivesse activo.

Só de pensar que, se por algum qualquer motivo, o site for "abaixo" esses ataques poderão ser retomados... dá toda uma nova perspectiva à necessidade de manter o serviço a funcionar sem interrupções.


Stranger Things 3 bate recordes da Netflix


Como seria de prever, a estreia de Stranger Things 3 não passou despercebida, e já se tornou na série com lançamento mais bem sucedido da Netflix, com 40.7 milhões contas a verem a série nos primeiros quatro dias; e com 18.2 milhões a já terem visto a série completa (e eu a contribuir para este último número).

Sabem o que isto quer dizer? Que fica praticamente assegurada a produção de um Stranger Things 4 que explore a continuidade da cena pós-créditos do final desta terceira temporada.





Huawei abre a sua maior loja em Madrid



A Huawei abriu em Madrid o "Espacio Huawei", a sua maior loja fora da China. Localizada na icónica Gran Via madrilena, a loja tem uma área total de 1.100 m² divididos em dois andares. Para além de servir como espaço de exposição e experimentação dos seus produtos, a marca irá também realizar diversas acções, como formação gratuita sobre os produtos, suporte técnico e workshops especializados para ajudar os clientes a entender melhor os produtos da Huawei e a aprimorar as suas habilidades em fotografia, design, vídeo e multimédia.

Resta agora esperar que a táctica se alargue a Portugal.


DHL Express lança portal aduaneiro para simplificar desalfandegamento



Tendo em conta o aumento do fluxo de encomendas de fora da UE proporcionado pelas compras online, a DHD criou um novo portar para facilitar os procedimentos aduaneiros dos clientes de e-commerce. A nova plataforma visa facilitar os respectivos processos de desalfandegamento, reduzindo as frustrações dos clientes com esse processo.

Este novo Portal Aduaneiro da DHL Express permite aos clientes fazerem a gestão directa das informações relacionadas com o despacho aduaneiro. O portal pode ser acedido em desalfandegar.dhl.com.


Instagram combate comentários abusivos



Quem estiver prestes a publicar um comentário potencialmente malicioso no Instagram arrisca-se a enfrentar o novo sistema anti-bullying que, quando detecta comentários potencialmente indesejados, pergunta ao utilizador se tem mesmo a certeza de querer publicar esse conteúdo.

Embora não me pareça que isto vá fazer diferença a quem utiliza as redes sociais como campo de batalha para despejar frustrações ou deliberadamente provocar discussões, poderá ser suficiente para relembrar algumas pessoas que, em caso de dúvida, será mais proveitoso nem sequer perderem tempo a entrar em discussões ou insultos.


Steve Jobs e a origem do Gorilla Glass


O vídeo já é de 2017, mas mostra Jeff Williams (Chief Operating Officer da Apple) a contar como a intransigência de Steve Jobs, que não aceitava que o iPhone fosse lançado com um ecrã de plástico que riscasse facilmente, acabou por obrigar a Corning a acelerar o desenvolvimento de vidro resistente a riscos que pudesse ser aplicado em smartphones. Esse pedido, feito num prazo "impossível", acabou por dar origem ao nascimento do Gorilla Glass que se popularizou no sector.




Curtas do dia


Resumo da madrugada

1 comentário:

  1. Puxa-vida!!! Trinta e quatro mil milhões...!
    O Linux a provar que ainda vale alguns tostões.

    ResponderEliminar