2019/07/21

Lotus revela Evija com 2000cv eléctricos


A Lotus, agora pertencente ao grupo Geely chinês, revelou o seu próximo hipercarro eléctrico - o Evija - com 2000cv capazes de enfrentar toda e qualquer ameaça que venha a surgir, incluindo o futuro Tesla Roadster.

O Evija não olha a despesas para se tornar num hipercarro de referência capaz de envergonhar muitas das marcas consagradas nessa área. Com quatro motores eléctricos e um total de 2000cv puramente eléctricos, anuncia uma aceleração inferior a 3s dos 0 aos 100 km/h e uma velocidade máxima superior a 320 km/h - valores que se podem considerar modestos mas que seguramente estarão a ser dados com margem de manobra suficiente para não revelar demasiado as suas prestações. Não menos importante, tem uma autonomia anunciada para 400 km (seguramente não à velocidade máxima) e tempos de carregamento verdadeiramente ambiciosos.



Diz a Lotus que o Evjia poderá carregar as baterias a 80% em apenas 12 minutos num carregador de 350kW, sendo que os 100% podem ser atingidos em apenas 18 minutos. E, quando os carregadores de 800kW ficarem disponíveis, será possível carregar as baterias a 100% em apenas 9 minutos!

Infelizmente, com uma produção limitada a 130 unidades e um preço de de 1.66 milhões de euros, não será um carro para todos - e faz com que os cerca de 100 mil euros pedidos pelo Tesla Roadster pareçam uma pechincha. Mas pelo menos... vem com compatibilidade Android Auto e Apple CarPlay, coisas que na Tesla não estão disponíveis - por muito que os clientes peçam - nem sequer como opção.



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)