2019/07/15

Microsoft lança extensão para imagens RAW


Os fotógrafos que preferirem o formato RAW vão ficar com a vida facilitada em Windows, com a nova extensão da Microsoft para o Windows 10 que permite visualizar esse formato directamente sem necessidade de usar outros programas para o efeito.

A Raw Image Extension já está disponível na Windows Store. Depois de a instalarem no Windows 10 não só passam a poder abrir ficheiros RAW na app photos, como passam a contar também com os previews das imagens directamente no File Explorer - desde que estejam na vista dos ficheiros "small", "large" ou "extra large" em vez dos icons habituais.

Torna-se assim dispensável a utilização de outras extensões feitas por terceiros, ou a necessidade de usar um programa mais "pesado" para fazer algo tão simples quanto ver se uma foto é exactamente aquela que pretendemos.

A Microsoft diz que esta extensão é compatível com um "vasto número de câmaras", mas há formatos RAW que ainda não são suportados - como o .CR3 e .GPR - o que poderá obrigar a utilizar as soluções alternativas. Por outro lado, será de esperar que a MS vá adicionando mais formatos a esta extensão, pelo que será conveniente manterem-na instalada.

Há ainda quem recomende a sua utilização em combinação com a extensão QuickLook, para facilitar o acesso ao preview das imagens com um simples toque na tecla de espaços.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)