2019/07/17

Neuralink vai começar a ligar cérebros a computadores em 2020


Elon Musk já revelou os planos da sua misteriosa empresa Neuralink, que pretende criar sistemas de interligação do cérebro directamente com computadores, e começar a fazê-lo já em 2020.

A ideia de criar um interface directo com o cérebro, através do qual se pudesse interagir com dispositivos electrónicos não é nova. O problema é que os sistemas existentes são pouco fiáveis (utilizando sensores externos), ou demasiado intrusivos (obrigando a complicadas e arriscadas intervenções cirúrgicas, e com materiais que obrigam a cuidados redobrados na sua utilização no dia a dia). Problemas que a Neuralink acredita ter superado.


Com o seu chip N1, a Neuralink propõe um chip de tamanho diminuto que poderá ser ligado ao cérebro utilizando cabos ultra-finos  de apenas 4 a 6 μm - muito mais finos que um cabelo - e que permitirão criar um canal com largura de banda elevada para comunicação com o cérebro. A ideia é que o processo de o ligar ao cérebro seja feito por um robot, sem necessidade de cirurgias complicadas, usando lasers para fazer microperfuração para a inserção dos cabos. A alimentação seria feita por uma bateria externa, num módulo que ficaria atrás da orelha.

Os testes têm sido feitos em ratos, mas no final Elon Musk revelou que também já foi feito um teste com um macaco, permitindo-lhe controlar um computador apenas com o pensamento. A primeira aplicação num humano poderá ser feita já no próximo ano, sendo uma tecnologia que previsivelmente começará por ser aplicada em pessoas paralisadas ou com dificuldades motoras... mas eventualmente com potencial para ser considerada uma expansão da capacidade cerebral, cativando clientela bem mais vasta.

... Por outro lado, depois será altura dos "implantados" preocuparem-se com a possibilidade de terem vírus electrónicos a tentarem manipular os seus pensamentos? Imaginem um ransomware que baralhe todas as memórias de alguém, e só as recupere se se pagar um resgate? :)




4 comentários:

  1. Por muito que admire o Elon, acho que está mais uma vez a mandar uma data cá para fora e apenas isso... Tal como já fez com o summon etc.

    Não estou a criticar, estou apenas a controlar expectativas.

    ResponderEliminar
  2. "Por outro lado, depois será altura dos "implantados" preocuparem-se com a possibilidade de terem vírus electrónicos a tentarem manipular os seus pensamentos? Imaginem um ransomware que baralhe todas as memórias de alguém, e só as recupere se se pagar um resgate? :)"

    Isso é que assusta!! E MUITO!!!

    ResponderEliminar