2019/07/15

Observação do eclipse parcial da Lua no Porto


Os fãs da astronomia têm mais uma excelente oportunidade de verem mais de perto os nossos vizinhos do sistema solar, dos mais próximos aos mais distantes, aproveitando o eclipse parcial da Lua que vai ocorrer já amanhã (dia 16 de Julho).

LUA AQUI TÃO PERTO - Eclipse da Lua e observações astronómicas com telescópios

No dia 16 de Julho de 2019 ocorre um eclipse parcial da Lua. O Planetário do Porto - Centro Ciência Viva e o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) organizam uma sessão de observação com telescópio para ver este fenómeno, no Centro de Educação Ambiental da Quinta do Covelo, no Porto. A observação, inserida no programa Ciência Viva no Verão em Rede, será acompanhada por especialistas do IA.

Embora a Lua já nasça, ao anoitecer, com o eclipse a decorrer, este será visível até por volta da meia-noite. O máximo ocorre por volta das 22:30, altura em que a sombra da Terra estará a cobrir 65% da superfície da Lua.

A actividade é de entrada livre e gratuita, com abertura de portas às 21:00, sendo a entrada feita pelo portão lateral da Quinta do Covelo, junto ao nº 330 da R. Álvaro de Castelões. Na Quinta do Covelo, a Lua só deve ficar visível acima das árvores por volta das 21:30, mas além do Eclipse da Lua, será ainda possível observar com os telescópios o planeta Júpiter e as suas luas, e os anéis de Saturno.

Entrada livre e gratuita.

Nota: A actividade só se realiza se as condições meteorológicas o permitirem.

1 comentário: