O USB-C pode ter por objectivo uniformizar as fichas físicas, mas não invalida que em muitos casos continuem a ser necessárias fichas de outros formatos - e isto para não falar de que, muitos dos novos equipamentos insistem em disponibilizar um número bastante reduzido de portas USB-C. Por isso, nesta fase o USB-C tem feito proliferar a necessidade de recorrer a hubs, e a Dynabook (anteriormente Toshiba) também já tem um.
O hub USB-C da Dynabook vem bem apetrechado com fichas, 10 delas para ser exacto, para além do leitor de cartões SD. Temos:
- Ethernet Gigabit
- 4x USB 3.1 Type-A (uma delas suportando carregamento)
- 1x USB 31. Type-C
- Leitor de cartões SD
- Ficha 3.5mm para headsets
- DisplayPort
- HDMI
- VGA (D-Sub)
Nas saídas de vídeo, podemos utilizar todas elas em simultâneo para ligar até três monitores em Full HD, ou utilizar resoluções 4K se utilizarmos apenas DisplayPort.
O maior problema é que todo este tipo de fichas que em tempos se esperaria serem comuns em qualquer portátil, são agora algo que obriga a investimentos adicionais. No caso deste hub Dynabook estamos a falar de um preço avultado de 199.99 dólares - e mesmo que se vá para outros hubs USB-C mais económicos, estamos sempre a falar de algumas dezenas de euros a que será difícil escapar.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)