2019/07/29

Oppo "waterfall" mostra ecrã com margens ainda mais dobradas


Depois do vidro da Vivo que prenunciava smartphones ecrãs com mais de 100% da área frontal, a Oppo mostra um protótipo funcional com as margens do ecrã a prolongarem-se pelas margens com curva quase a 90º.

Parece que a próxima moda nos ecrãs dos smartphones vai ser levar o conceito "edge", que a Samsung popularizou nos seus Galaxy Edge, ao extremo. Neste "waterfall screen" da Oppo, a curvatura nas margens laterais permite expandir o ecrã até 88º da curvatura - sendo que também nas partes superior e inferior as margens (sem curva) também se mantêm reduzidas, para não estragar demasiado o efeito de um ecrã completo.


É de esperar que este ecrã seja aplicado nos próximos meses em modelos da Oppo, Vivo, e talvez até podendo chegar a um modelo OnePlus no futuro, mas há perguntas que permanecem por responder. Como é que a Oppo e demais marcas que utilizarem estes ecrãs irão lidar com a rejeição de toques falsos nas partes laterais, diferenciando toques deliberados dos toques dados pelo simples facto de estarmos a segurar no smartphone; de que forma é que a curvatura extra irá interferir / prejudicar com a visibilidade e legibilidade de coisas nessas áreas; e será este ecrã mais um passo em direcção do abandono dos botões físicos - já que parece remover o espaço habitualmente utilizado para os botões de volume e outros nas partes laterais?


Falta também esclarecer se a câmara frontal irá ser colocada num módulo popup, ou se a Oppo fará um "2-em-1" e também aproveitará este ecrã para estrear uma câmara frontal invisível sob o ecrã. Seja como for, sendo-se fã ou não dos ecrãs com margens curvas (não posso dizer que esteja muito convencido por eles), não deixa de ser mais uma novidade interessante que nos chega das marcas chinesas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)