2019/07/01

Samsung Galaxy celebra 10 anos


Hoje em dia os Samsung Galaxy dispensam apresentações, mas já passaram 10 anos desde que a Samsung lançou o seu primeiro Galaxy no mercado, que hoje é uma relíquia de um passado distante na era dos smartphones.

Foi a 29 de Junho de 2009 que a Samsung apresentou o seu Galaxy original, a correr um Android que se apressava em não deixar a Apple captar todo o mercado com o seu iPhone apresentado dois anos antes. Era uma era em que o Android ainda estava em fluxo, tentando encontrar o seu lugar entre o design clássico dos telemóveis e smartphones (não esquecer que originalmente ainda estava preparado para ser utilizado com teclas de cursor ou trackball!)

Quando se pensa que hoje em dia os smartphones pouco têm evoluído, nada como olhar para as coisas que se tinham em 2009. Este Samsung Galaxy (GT-I7500) vinha com um ecrã de 3.2" com resolução 320x480, que curiosamente já era AMOLED, e um CPU single-core a 528MHz, 128MB de RAM, 8GB de memória flash, câmara de 5MP, suporte GSM/HSDPA, e ficha de headphones de 3.5mm. Foi lançado com Android Cupcake 1.5 e depressa também se tornou num (mau) exemplo da falta de actualizações; apenas uns poucos países tiveram direito a actualização para o Android 1.6 no ano seguinte, ano em que começaria a era dos Galaxy S que têm durado até aos dias de hoje.

Se em 2009 nos dissessem que daí por dez anos seria comum haver smartphones de 100 euros com ecrãs Full HD, e que os topo de gama teriam três e quatro câmaras, 8GB ou 12GB de RAM, e que alguns custariam mais de 1000 euros, acreditariam? Quem se arrisca a imaginar como serão as coisas para daqui por mais dez anos?

3 comentários:

  1. Não faço a mínima ideia como serão as coisas daqui a dez anos. O que sei é que a Samsung continua a fazer o melhor smartphone do mercado com a linha Galaxy S.

    ResponderEliminar
  2. E eram mesmo muito maus.... vendi e comprei um iPhone 3GS. Melhor troca que fiz na minha vida. Na altura a Apple estava anos luz de distancia da Samsung/Google.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, isso era na altura, no meu caso, o primeiro smartphone que eu tive foi um iPhone 4S e deixava qualquer Galaxy a milhas. Mas desde o Galaxy S6 que a Samsung anda a deixar os iPhones a uma distância considerável, e então agora com o S10... ui, ui! A Apple ou acorda ou então que se dedique a combater a Netflix.

      Eliminar