2019/07/20

Sistema de re-iluminação consegue alterar iluminação em fotos já tiradas


Alguns smartphones já trazem alguns filtros que simulam diferentes estilos de iluminação, mas um grupo de investigadores levou o conceito ainda mais longe, criando um sistema que permite re-iluminar retratos em fotos já captadas.

Em sistemas como o utilizado nos iPhones, este efeito é conseguido com a ajuda da informação 3D captada pela câmara frontal. Neste caso, o sistema consegue refazer o processo de iluminação tendo por base apenas uma foto 2D convencional de um rosto.

Para além de permitir corrigir situações de iluminação em fotos tiradas em condições desfavoráveis, é o tipo de tecnologia inevitável que facilitará criar manipulações ainda mais realistas (quando se transfere uma pessoa de uma foto para outra, uma das falhas mais comuns que denuncia o "copy-paste" é a iluminação da pessoa não coincidir com a da outra fotografia onde foi inserida - com este tipo de coisa, será possível resolver isso).

Considerando que a maioria dos investigadores deste projecto fazem parte da Google, é de imaginar que este tipo de tecnologia possa vir a ser aplicada nos Pixel, Google Photos, ou outros produtos da Google.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)