2019/07/06

SpaceX mostra reentrada da coifa e a sua recolha na rede


Depois de muitas tentativas falhadas, a SpaceX conseguiu finalmente recuperar a coifa do lançamento na rede do seu navio - agora chamado de "Ms. Tree".

A coifa, que protege a carga transportada pelo foguete durante o lançamento, é algo que parece ser uma peça "descartável" mas que na realidade custa vários milhões de dólares. Percebe-se por isso o interesse da SpaceX em recuperá-la para reutilizar e reduzir os custos. No passado já tinham sido feitas várias tentativas de recuperação - uma das últimas apenas conseguindo recuperar a coifa depois de ter pousado na água.

Não menos interessante é ver a gravação do processo de reentrada da coifa na atmosfera, com imagens espectaculares que demonstram a violência do processo.






O próximo passo será demonstrar a viabilidade de reutilizar a coifa em múltiplos lançamentos... e que as consegue apanhar com maior eficácia. Infelizmente neste lançamento nocturno o processo de recuperação não permite "ver" grande coisa; mas esperemos que num dos próximos lançamentos se possa ter uma vista privilegiada da coifa a acertar em cheio na rede.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)