2019/07/06

NASA prepara localização GPS para a Lua


Em preparação para a próxima era de missões lunares, a NASA está a trabalhar para fazer chegar o sistema de posicionamento GPS até à Lua.

Hoje em dia, na Terra, o GPS tornou-se tão comum que até nos esquecemos de como as coisas eram muito diferentes há umas dezenas de anos atrás - aquelas alturas em que era frequente ter que se perguntar direcções a estranhos, e acreditar que o mapa em papel que se tinha ainda estava actualizado. O GPS permite-nos saber em que local do planeta estamos com exactidão graças a uma dispendiosa constelação de satélites em órbita da Terra, e agora a NASA quer tirar partido deles mesmo estando-se fora do planeta.

Os sistemas GPS convencionais foram criados com o pressuposto de que estamos no nosso planeta, no interior da esfera de influência dos satélites GPS. Em vez de criar uma nova constelação de satélites ao redor da Lua, a NASA acredita que poderá utilizar os satélites GPS já existentes, criando receptores capazes de fazer os cálculos necessários para determinarem a sua posição na superfície lunar (e no espaço) estando do lado de fora da constelação dos satélites GPS.

As dificuldades são muitas (os sinais GPS podem demorar mais de 1 segundo a chegarem à Lua) mas a NASA acredita ter conseguido superar os problemas. Desta forma, é bem provável que os futuros turistas espaciais a viajarem até à Lua possam continuar a monitorizar a sua localização usando o "GPS"... (assumindo que os chips GPS terrestres evoluam no sentido de permitir a localização fora do planeta).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)