2019/07/19

SSD Patriot P200 desde €33

Quem estivesse a adiar a compra de um SSD para acelerar o seu PC poderá querer repensar a sua posição, já que os novos SSDs Patriot P200 começam nuns acessíveis 33 euros e irão fazer toda a diferença face a um disco rígido tradicional.

Há muito que as vantagens dos SSDs fazem desesperar quem ainda tem que lidar com computadores equipados com discos mecânicos rotativos - especialmente naqueles longos minutos de arranque, ou quando se tentam abrir múltiplos programas quase simultaneamente. Um SSD, mesmo dos mais económicos, pode poupar valiosos minutos nestas situações, e é um daqueles investimentos que pode transformar por completo o desempenho de qualquer computador.

Estes SSD P200 da Patriot têm preços a começar nos 33.99 euros e vão até aos 2TB de capacidade, sempre com preços bastante simpáticos:

São SSDs SATA com formato de 2.5" (7mm de espessura) pelo que podem ser facilmente utilizados tanto em computadores desktop como portáteis, como substituição directa de discos existentes ou utilizados em complemento (como disco de sistema preferencialmente).

Nas prestações, podemos contar com velocidades de 530MB/s nas leituras sequênciais e 460MB/s nas escritas; mas obviamente que para além disso a grande diferença será a nível dos tempos de acesso "instantâneos" face aos discos rotativos, eliminando por completo o fenómeno de ter o disco a "saltitar" para tentar ler informação de múltiplos locais simultaneamente (como acontece quando se tentam abrir vários programas simultâneos).

Com estes preços, vêm destronar os anteriores SSDs MX500 da Crucial que eram os campeões dos preços baixos (mas que por outro lado, também estão disponíveis em formato M.2).

10 comentários:

  1. Alguém tem "feedback" desta marca? Nunca ouvi falar por isso é que pergunto. A ideia era colocar um ssd numa PS4 pro. Neste momento tenho um "firecuda" e já noto uma diferença impressionante relativamente ao disco original.

    ResponderEliminar
  2. A marca é boa, já está no mercado internacional á bastante tempo com produtos de qualidade.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos:
      NAND, TLC ou MLC? Qual escolher? Os EVO ainda compensam?
      Queria instalar um SSD no portátil do meu filho, mas queria um realmente rápido, e duradouro, claro.
      Thanks.

      Eliminar
    2. Ok, já vi que tem que ser MLC.
      Agora entre os 250/500GB é escolher a marca que dê "menos problemas"...

      Eliminar
    3. Os melhores serão os SLC, seguido dos MLC, e depois os TLC.
      Normalmente é coisa que está reservada para as gamas "Pro", mas nem sempre poderá compensar a diferença de preço (ainda mais tendo em conta que em qualquer um dos casos será sempre essencial ter boas práticas de backups). Com um MLC deverás ficar muito bem servido, e a preço bastante mais simpático.

      Eliminar
  4. SSD 2.5" Crucial BX500 240GB 3D TLC SATA

    Velocidade sequencial de leitura: Até 540 MB/s
    Velocidade sequencial de escrita: Até 500 MB/s

    29,90€

    https://www.pcdiga.com/ssd-2-5-crucial-bx500-240gb-3d-tlc-sata

    ResponderEliminar

[pub]