2019/07/07

Tesla Model 3 faz 2781 km em 24 horas


Um Tesla Model 3 Long Range bateu o recorde de distância percorrida em apenas 24 horas por um automóvel eléctrico, percorrendo 2781 km.

A ideia de que os carros eléctricos não servem para viagens longas começa a poder ser atirada para a gaveta das desculpas infundadas, muito por conta do Model 3 da Tesla. O YouTuber Bjørn Nyland percorreu 2781 km em 24 horas num Tesla Model 3 Long Range, superando o anterior recorde de 2644 km (também obtido com um Model 3) feito pelo alemão Horst Lüning, que antes disso detinha os 2424 km percorridos com um Model S.

Para bater este recorde Bjørn manteve-se na Alemanha, mas curiosamente abdicando dos carregadores Supercharger. Em vez disso optou por utilizar os carregadores IONITY, que conseguem fazer carregamentos a 195kW (a Tesla está em processo de actualizar os Supercharges para a versão V3 com cargas de até 250kW, o que significa que em breve poderemos ver cair este recorde novamente).

A opção da Alemanha também permitiu tirar partido partido dos troços de autobahn sem limite de velocidade, já que aqui o importante era percorrer a maior distância possível em 24 horas, sem limites de carregamentos, ao invés dos recordes de distância conseguidos apenas com uma única carga que privilegiam a condução económica e mais eficiente. Por isso, o carro circulava a uma velocidade de cerca 170 km/h sempre que possível - resultando numa velocidade média de 115.8 km/h ao fim das 24 horas, contando com o tempo parado para os carregamentos.

Outro "truque" utilizado foi o de carregar o Model 3 apenas até 50%, para tirar partido as velocidades de carregamento mais rápidas. A partir dos 50% o carregamento é feito de forma progressivamente mais lenta, o que não interessava para este caso.


Para melhor dar uma ideia da distância percorrida, seria suficiente para conduzir do Porto até Praga (2627km), Berlim (2628km), e ficar às portas de Odense, na Dinamarca, a 2783 km de distância.

4 comentários:

  1. E não há qualquer efeito negativo para as baterias com este ritmo de uso?

    ResponderEliminar
  2. Era interessante saber quantos carregamentos foram feitos e a que percentagens.
    Será segredo comercial?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi feito para o YouTube, será questão de acompanhar a aventura e fazer o registo.

      O que foi referido é que no total gastaram 850 kWh, o equivalente a 10 carregamentos completos (mas que, por terem feito apenas cargas parciais, terão representado mais de 20 carregamentos).

      Eliminar
    2. 10-15% a 64% pelo que referiram no video.

      Eliminar