2019/07/22

TVI utiliza Fogos.pt sem atribuição para notícias de incêndios


Portugal está a ser novamente assolado por incêndios devastadores, mas canais como a TVI parecem utilizar isso como desculpa para utilizarem imagens do muito informativo site fogos.pt sem lhe fazerem qualquer referência ou atribuição.

Tente-se usar um qualquer excerto de poucos segundos de uma emissão de um canal nacional, e está-se sujeito a imediatamente levar um aviso de que se é um potencial criminoso no YouTube - para não falar dos sites de notícias que até querem cobrar a quem utilizar um link que leve visitantes até eles. No entanto, quando se trata das coisas em sentido oposto, as regras parecem ser diferentes. Quem deu o alerta (desta vez) foi o próprio criador do fogos.pt, João Pina, que se sentiu indignado ao ver as imagens do site utilizadas pela TVI sem qualquer referência à sua origem.



Não teria sido complicado uma simples referência em rodapé a indicar "imagens via fogos.pt", embora em resposta ao seu tweet se tenham juntado outros que denunciam que este tipo de prática não só é comum como é propositada.



Muitas vezes em vez de creditar a devida origem, remetem-se apenas para um genérico "YouTube" ou "Internet Video" como fonte; e sendo esse o caso, então mais vale facilitar desde logo o trabalho e usar apenas "fonte: internet". Depois que não levem a mal se houver outras pessoas a utilizarem a mesma táctica e utilizarem os seus conteúdos sem atribuição, ou dizendo "fonte: TV".

... E nem vamos entrar naquelas situações em que depois nos arriscamos a ficar com um vídeo marcado como violação de direitos de autor por utilizar imagens do fogos.pt, por este ter passado no noticiário da TVI e ficar associado a eles.

5 comentários:

  1. É uma festa com estes canais...um tal usar e abusar e nada lhes acontece...

    ResponderEliminar
  2. Era promover bloqueios e denuncias a este tipo de brincadeiras...

    ResponderEliminar
  3. A RTP fez o mesmo no ano passado com um youtuber português, o One Cyclist in Lisbon(https://www.youtube.com/watch?v=oIKbOaXcuio). E é como dizes, se fosse ao contrário era logo marcado como violação de direitos de autor.

    ResponderEliminar
  4. Faz queixa, tenta ver nos logs o IP deles e bloqueia-os. Queria ver se fosse ao contrário.

    ResponderEliminar