2019/07/08

Volkswagen ID R bate recorde em Goodwood


Foram necessários 20 anos mas há finalmente um novo recorde na subida do Goodwood Festival of Speed, e conseguido com um automóvel eléctrico: o ID R da Volkswagen.

A Volkswagen tem usado o ID R como elemento principal na sua campanha pós-dieselgate, e este fim-de-semana conseguiu cumprir os seus objectivos duplamente. O ID R, conduzido por Romain Dumas, começou por bater o recorde durante um teste, ao atingir um valor de 41.18 segundos, mas no dia seguinte conseguiu obliterar esse valor ao fazê-lo em apenas 39.90 segundos. O anterior recorde tinha sido obtido em 1999 por Nick Heidfeld ao volante de um McLaren-Mercedes MP4/13, permanecendo intocado até agora.

O ID R tem somado recordes por todos os locais que passa, tanto no Nürburgring-Nordschleife como em Pikes Peak. E mesmo sabendo-se que o carro tem sido adaptado para cada prova - para o Goodwood foi aplicada uma bateria de menor capacidade, mais leve, e todo o sistema afinado para o percurso de curta duração - não retira o mérito da tecnologia utilizada (a par do piloto escolhido).

Resta esperar que daqui por uns anos não se esteja a repetir o que aconteceu com os diesel, já que a VW também recorreu às competições para demonstrar a superioridade dos seus motores diesel e a sua tecnologia; e anos mais tarde sabemos no que isso deu. Felizmente com os eléctricos não teremos hipótese de ter batotas nas emissões, mas esperemos que não sejam utilizadas artimanhas especiais para tentar inflacionar a sua autonomia face ao que realmente será possível obter, ou que anunciem ciclos de carregamento e longevidade das baterias que não venham a coincidir com a realidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)