2019/07/12

YouTube corta acesso a sites de conversão para MP3


Alguns dos mais populares sites de conversão de vídeos do YouTube para MP3 estão a ter os acessos bloqueados pelo YouTube, obrigando a procurar alternativas.

As entidades de protecção dos direitos de autor já encerraram alguns dos maiores sites de conversão de vídeos do YouTube para MP3 - muitas vezes utilizados para "rippar" as músicas - e agora parece que também o YouTube está a entrar nessa luta (previsivelmente condenada à nascença) bloqueando os acessos oriundos de alguns sites de conversão. Sites como o Dlnowsoft.com e Mp3-youtube.download estão impossibilitados de aceder ao YouTube com a justificação de "acessos excessivos", embora não faltem muitos outros que continuam a funcionar, como o FLVTO.biz e 2conv.com.

De resto, os sites afectados já começaram a contornar o problema, utilizando proxies para disfarçarem a sua origem; e mesmo que o YouTube os conseguisse bloquear a todos, nunca conseguiria evitar que os utilizadores utilizassem ferramentas nos seus próprios computadores para fazer a gravação das músicas.

É absurdo chegar-se a este ponto em que se persegue na web o equivalente a gravar uma música ouvida na rádio, para uso pessoal; algo pelo qual já estamos a pagar nas taxas que nos são impostas nos discos rígidos e demais memórias digitais, mesmo que nunca venham a ser utilizadas para esse fim. Faz lembrar as célebres "gravações automáticas" dos operadores de TV, que depois deixam de fora os filmes ou séries que realmente interessam, por motivos de copyright - coisa que nos tempos dos gravadores em VHS, ao mesmo estava unicamente sob nosso controlo.


Actualização: Não demorou para que a maioria dos sites afectados encontrasse forma de contornar o bloqueio.

1 comentário: