2019/08/08

Android Q beta 6 livra-se da barra de navegação


Depois de ter copiado os gestos de navegação do iOS, no Android Q beta 6 a Google fez aquilo que há muito se pede que a Apple faça: esconder o indicador da barra de navegação.

A Google já disponibilizou a versão beta 6 do Android Q, que deverá ser uma das últimas antes da chegada do Android Q final, e uma das alterações consiste no desaparecimento do indicador da barra de navegação - o pequeno traço que surgia no fundo do ecrã para indicar que se pode fazer um gesto de deslizar para cima para aceder às diversas funções anteriormente feitas através dos botões de navegação tradicionais.

Esse risco tem sido um elemento que gera alguma discussão no iOS, especialmente quando se considera que foi aplicado no iPhone X há quase dois anos, e que por esta altura também já passou a ser dispensável entre os utilizadores.

Existem muitas poucas situações onde um utilizador pode ficar "perdido" sem saber em que lado do ecrã deverá fazer o gesto de navegação para regressar ao menu principal (ou outro) - como quando se está num jogo, ou a ver um filme em full-screen, que a certo ponto nos deixe com o ecrã completamente a preto sem referência do que é cima ou baixo. Mas esses casos são suficientemente raros para tornar dispensável a presença da barra a tempo inteiro.

Se a Google trouxer isso (barra escondida) na versão final do Android Q, poderá dizer-se que soube ouvir os utilizadores melhor do que a Apple.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)