2019/08/28

Apple suspende projecto "Walkie-Talkie" nos iPhones


A Apple suspendeu o projecto OGRS que permitiria aos iPhones comunicarem entre si mesmo em áreas sem rede, ao estilo walkie-talkies.

A Apple estava a preparar uma funcionalidade bastante interessante para iPhones futuros. O projecto OGRS (Off Grid Radio Service) visava criar um canal de comunicação rádio independente, na gama dos 900MHz, que permitiria aos iPhones enviarem e receberem mensagens entre si - mesmo em áreas sem cobertura da rede ou WiFi.

Infelizmente, com a saída do responsável do projecto - Rubén Caballero - da Apple, o interesse no mesmo parece ter-se dissipado. Decisão que também terá sido ajudada pelo facto da Apple ter sido obrigada a regressar aos modems da Qualcomm, em vez de optar pelos da Intel, que poderiam incluir essa funcionalidade.

No entanto, pode ser que esta funcionalidade volte a ser discutida no futuro, já que a Apple acabou por adquirir a divisão de modems da Intel, o que lhe dará as condições perfeitas para criarem um chip com as características que desejam. Mas se o fizerem, ao mesmo que contemplem desde logo a criação de uma rede mesh entre iPhones "fora da rede", que até pudessem ajudar a levar internet a zonas sem cobertura.

Teremos que esperar mais alguns anos, para saber se a Apple irá efectivamente preparar algo diferente nesta área... ou se o OGRS ficará definitivamente arquivado sem perspectiva de ver a luz do dia (a não ser que estejam dispostos a usar capas walkie-talkie nos iPhones).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)