2019/08/28

Jogo KeyGenie da Parallels nunca dava as licenças prometidas


A Parallels disponibilizava um jogo online com a promessa de se poder obter uma licença como prémio, mas o jogo era falso e nunca permitia obter a dita licença, mesmo para quem o vencesse.

Durante anos, a Parallels disponibilizou o jogo KeyGenie no seu site - tendo sido criado para combater os "KeyGens" que proliferam nos sites pirata para permitir a utilização dos seus programas sem ter que pagar por eles. Infelizmente, tudo não passava de uma grande mentira.

Um investigador decidiu espreitar o código do jogo, e descobriu que o jogo nunca permitia que o jogador recebesse a licença prometida, mesmo que vencesse. Mesmo tendo informado a Parallels da situação, o jogo permaneceu online. Só agora, mais de um ano mais tarde, sem que tivesse havido qualquer alteração, é que decidiu denunciar o caso publicamente - e agora sim, a Parallels já se apressou a remover o jogo das suas páginas.

É certo que há muitos sites que utilizam artimanhas para coisas como o suposto número de utilizadores ou de downloads dos seus programas, e que normalmente são apenas um número a ser incrementado sem qualquer relação com os downloads reais. Mas quando se está a prometer um prémio em resultado de um jogo, que nunca se tem real hipótese de vencer, isso entra na categoria de marketing e publicidade enganadora, e pode resultar em multas pesadas para a empresa.

Vamos ver como é que as coisas decorrem neste caso, se bem que, conhecendo-se a predilecção dos norte-americanos por processos... é de imaginar que a esta hora já existam múltiplos advogados a esfregarem as mãos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)