2019/08/18

Camião Tesla Semi excede expectativas de autonomia


Para além dos automóveis a Tesla também tem estado a trabalhar num camião eléctrico - o Tesla Semi - e os testes que estão a ser realizados com carga quase completa parecem estar a exceder as expectativas.

Na altura a Tesla tinha anunciado para este Semi uma autonomia de 800km com a carga máxima  de 32 toneladas; e ainda a garantia do sistema de transmissão para 1.6 milhões de quilómetros. Desde então as indicações aumentaram a carga máxima para 36 toneladas, e a autonomia para os 965km.

Com os testes reais na estrada do mais recente modelo de desenvolvimento, está a ser dito que estas expectativas estão a ser superadas, com uma carga de 34 toneladas.


Com um preço estimado de 180 mil dólares para a versão que oficialmente teria 800 km de autonomia, estes camiões eléctricos da Tesla têm tudo o que é preciso para revolucionarem o sector dos transportes rodoviários - e ainda mais, se lhes juntarmos a capacidade de condução autónoma.

Infelizmente, naquilo que já faz parte da tradição da Tesla, o Tesla Semi que inicialmente tinha sido indicado como estando pronto para lançamento em 2019, já derrapou para o final de 2020 - isto, na melhor das hipóteses. Mas, como é também costume dizer-se: mais vale tarde que nunca.

8 comentários:

  1. Essas 32 toneladas contam com o peso do atrelado certo? É que naquela imagem não tem 32 toneladas de pedra.

    ResponderEliminar
  2. Se tiver duas filas, deve ter umas 20t

    ResponderEliminar
  3. Porra 900km sem uma gota de disel.e neguin discutindo o peso das pedras deve ser chapa

    ResponderEliminar
  4. Cada fila deve ter uns 6 mais o atrelado

    ResponderEliminar
  5. Pode muito bem ter 32 toneladas.
    2 blocos de pedra que já transportei há uns anos deviam ter 27 toneladas e tinham 31 no total.
    Chegou ao destino sem controlo de balança por parte da polícia...
    Ainda bem!... 😊

    ResponderEliminar
  6. É betão armado, não é pedra

    ResponderEliminar
  7. Ainda bem que a Tesla vai também por este caminho em pensar nos transportes de mercadoria, foi como o tempo dos telemóveis os primeiros eram grandes com antenas e mal entravam nos bolços das calças e 10 anos depois os telemóveis chegaram ao mercado mais pequenos e melhores em autonomia, os carros eléctricos não vão ser diferentes, vai se ter que esperar até 2030/2035 para ver carros ou camiões eléctricos que vale a pena investir muito dinheiro, minha opinião.

    ResponderEliminar
  8. Não entendo o motivo de o camião ser tão feio!

    ResponderEliminar