2019/08/04

Cartão de crédito da Apple não pode ser usado para comprar criptomoedas nem funciona com jailbreak


O cartão de crédito da Apple irá ser lançado nos EUA ainda durante este mês, mas os aderentes não poderão usá-lo para comprar criptomoedas... ou se fizerem jailbreak dos seus iPhones.

Com a tendência cada vez maior da "digitalização" do dinheiro, há aspectos que vão relembrando que nem tudo são vantagens. Neste caso, o cartão de crédito da Apple não permitirá efectuar operações que sejam equivalentes a "comprar dinheiro", o que impede que seja utilizado para comprar coisas como fichas de casino e criptomoedas. Uma medida que já tem sido aplicada por outros cartões de crédito, mas que neste cartão da Apple é acompanhado por outro elemento: também não poderá ser utilizado por quem tiver feito jailbreak ao seu iPhone.

Embora a parte do jailbreak em si não seja chocante: por exemplo, o Google Pay não funciona em Androids com root (embora tenham sido criado técnicas para "esconder" que o equipamento tem root, para que volte a funcionar); o que se torna mais curioso é que a suspensão do cartão de crédito poderá ser feita posteriormente. Ou seja, podem ter um cartão de crédito Apple a funcionar; mas se decidirem fazer jailbreak no futuro, a Apple poderá impedir o acesso ao cartão.

... Se uns encararão estas restrições como aceitáveis, outros seguramente irão vê-las como mais um motivo pelo qual não se deve abdicar da utilização do dinheiro físico, ou da aposta em criptomoedas descentralizadas, que permitam que cada um use o seu dinheiro como muito bem entender.

1 comentário:

  1. Ridículo, ridículo, RIDÍCULO!

    Onde é que já se viu uma empresa mandar na forma como uso a minha própria, pessoal e intransmissível carteira?

    Ridículo ao mais alto nível.

    ResponderEliminar