2019/08/10

Chineses criam bicicleta autónoma


Na China, para além dos automóveis autónomos, há investigadores que trabalham numa versão autónoma de outro veículo igualmente popular: a bicicleta.

Investigadores da Universidade de Tsinghua em Beijing criaram uma bicicleta que não só consegue circular sozinha, como também pode reagir em resposta a comandos de voz do seu dono - por exemplo, acelerando, desacelerando, ou fazendo manobras. Tem ainda a capacidade para detectar e se desviar automaticamente de potenciais obstáculos que possam surgir no seu caminho.

Para o fazerem, utilizaram um novo estilo de CPU que combina o processamento lógico tradicional e processamento neuronal que tenta replicar a forma como o nosso cérebro funciona - para poder realizar todas as diferentes funções em simultâneo: manter o equilíbrio, reconhecer e responder aos comandos de voz, desviar-se dos obstáculos, etc.

Arrisco-me a dizer que ver uma bicicleta a andar sozinha será ainda mais impressionante que ver um carro. Mas por outro lado, gostaria de ver uma destas bicicletas a andar nas nossas estradas nacionais, para avaliar a sua resistência aos buracos e demais obstáculos que teria que enfrentar. (De qualquer forma, se um destes dias virem alguém a ler o jornal enquanto a bicicleta o guia pelo meio do trânsito... já sabem que pode ser um destes modelos. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]