2019/08/19

Chrome vai abandonar acessos FTP


Quem ainda utilizar o Chrome para aceder a conteúdos FTP terá em breve que recorrer a outro browser - ou programa FTP - já que o browser da Google se prepara para remover este tipo de acesso.

O FTP (File Transfer Protocol) é uma das formas de aceder a ficheiros online, tendo nascido numa altura em que a preocupação com a segurança ainda não estava no topo das prioridades. Em vez de implementar o suporte para as mais recentes versões seguras FTPS e SFTP, a opção da Google está a ser a remoção do suporte para FTP no Chrome.

Ao longo dos últimos anos o Chrome tem perdido funcionalidades no acesso a FTP, como o acesso via proxies; e a equipa do Chrome diz que a taxa de utilização de FTP via Chrome é agora tão reduzida que se pode começar a pensar na sua remoção por completo.

Quem ainda utilizasse o Chrome para aceder a FTP terá que começar a pensar noutra forma de o fazer, quer seja através de outros browsers que ainda mantenham esse tipo de acesso, quer através de clientes FTP (como o FileZilla, por exemplo).

1 comentário:

  1. Embora não discorde totalmente desta ideia, acho que esta é mais um passo para a morte da web tal como a conhecíamos até há pouco tempo atrás...

    ResponderEliminar