2019/08/10

Falhas no WhatsApp permitem falsificar mensagens em nome de outra pessoa


A regra de que não se pode acreditar em tudo o que se vê ou lê na internet deverá ser aplicada também ao que lerem nas mensagens do WhatsApp, pois é fácil adulterar mensagens de modo a fazer com que pareça que certas pessoas tenham dito coisas que nunca disseram.

Investigadores demonstraram ser possível abusar do sistema de citação de mensagens e de respostas, de modo a fazer com que pareça que um utilizador tenha dito coisas que nunca disse. Mas o maior problema é que parece não haver forma de resolver o problema.

Os investigadores alertaram o Facebook para esta situação há cerca de um ano, mas o Facebook diz que devido à encriptação das mensagens, não tem acesso às mesmas para poder fazer seja o que for. Desta forma, os utilizadores terão que estar consciente deste risco, cuja probabilidade de utilização é baixa mas aumenta no caso de se estar numa sala de chat com um grande número de pessoas (já que qualquer uma delas poderá fazer isso).

O mais simples será mesmo relembrar que toda a questão das "fake news" se pode aplicar também a "fake chats" e "fake messages"; e que em caso de dúvida será sempre melhor esclarecer as coisas por via directa com os respectivos intervenientes, antes de assumir que eles de facto disseram algo.


1 comentário: