2019/08/10

Detecção open-source de pessoas em câmaras de vigilância


Ter uma câmara de vigilância que nos alerta de tudo o que se mexa pode tornar-se cansativo. Felizmente, há software open-source que permite reduzir os falsos alarmes, aplicando inteligência artificial para reconhecer pessoas nas imagens - e com integração MQTT com Home Assistant ou outros softwares.

É certo e sabido que no mundo da domótica nunca nada fica completamente feito. Há sempre melhorias que se podem fazer, como esta que nos mostra como podemos aplicar um pouco de inteligência artificial para detectar pessoas nas imagens das nossas câmaras de vigilância, para que sejamos alertados apenas quando houver motivos para tal - em vez de recebermos avisos sempre que uma árvore se abana, um cão corre no quintal, ou um pássaro decide passar em frente à câmara.

O projecto Frigate, open-source, utiliza OpenCV e Tensorflow para fazer reconhecimento de objectos (neste caso, pessoas) em tempo real, podendo ser aplicado a toda e qualquer câmara RTSP.



É possível definir em que zonas se quer aplicar a detecção; sendo que esse processamento é feito com prioridade na questão do "tempo real" em vez de tentar garantir que consegue processar todos os frames sem falhas. Os resultados são publicados via MQTT, facilitando a integração e automação, disponibilizando um sensor que indica se foram detectadas pessoas na câmara.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)