2019/08/10

Alarme SimplySafe ultrapassado por transmissor de €2


Relembrando os receios da dependência excessiva nas comunicações wireless, há quem diga que o sistema de alarme da SimplySafe pode ser ultrapassado usando um simples emissor wireless de 2 euros.

O sistema da SimplySafe utiliza módulos wireless que comunicam nos 433MHz, e um canal do YouTube demonstrou como é possível usar um emissor de baixo custo para interferir com estas comunicações de modo a que o alarme não actue mesmo que se abra uma porta ou janela.


Não é nenhuma técnica "revolucionária", mas neste caso a SimplySafe diz que o vídeo é manifestamente enganador. Segundo a marca, o seu alarme conta com sistemas para detecção deste tipo de interferências com as suas comunicações, que fariam com que o alarme disparasse. Replicar o que é demonstrado no vídeo obrigaria a conhecer antecipadamente todo o layout dos módulos instalados e acertar com bastante precisão no local e intensidade do sinal a gerar a interferência.

Por via das dúvidas, e sempre que possível, será sempre melhor optar por módulos com comunicação por cabos para os sistemas de alarme ou demais sistemas de importância crítica. Não quer dizer que sejam 100% à prova de ataques (nada o é), mas sempre ajudará a minimizar este tipo de incidentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)