2019/08/27

Fita LED Ambilight para PC a €18


Já temos falado de fitas LED de baixo custo para colocar atrás dos televisores e monitores; mas hoje vamos falar de uma que permite criar o efeito "ambilight" das cores que mudam dinamicamente em função do conteúdo que se está a ver.

Ter uma fita LED com cor fixa atrás de um monitor é melhor que nada, mas não se aproxima do efeito ambilight popularizado pela Philips, de ter as cores do ecrã a espalharem-se para fora dele. Há muito que esse efeito tem sido replicado por diferentes projectos, mas hoje temos uma solução que é das mais económicas que já vi, recorrendo a esta fita LED "ambilight" com controlo individual dos LEDs.


Esta fita LED Ambilight para PC está disponível por apenas 18.53 euros.

Ao contrário das fitas LED RGB ajustáveis manualmente, esta fita LED permite replicar na perfeição o efeito ambilight, já que permite apresentar - por exemplo - a cor vermelha do lado esquerdo do ecrã, enquanto que do lado direito poderá estar verde, e azulo no topo. Cada LED é controlado individualmente de modo a replicar a cor da respectiva secção do ecrã.

Há no entanto que frisar que esta fita necessita obrigatoriamente de ser ligada a um PC, já que ficará dependente de se utilizar um programa como o Ambibox ou Prismatik (sendo que este último parece resultar melhor) para controlar os LEDs.

6 comentários:

  1. Algum desses programas funcionará em Raspberry Pi?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para RPI não faltam soluções, por exemplo:
      https://www.instructables.com/id/DIY-Ambilight-With-Raspberry-Pi-and-NO-Arduino-Wor/

      Eliminar
    2. Carlos, Essa solução SÓ funciona com fontes externas HDMI (boxes/PS4/XBOX, etc).
      Para quem tem uma TV All In One (android ou outro SO com sintonizador DVB-T/S2/C, netflix, hbo, kodi, stremio, etc) que eu saiba não ha forma de fazer a saida do sinal de video de forma a ser processado pelo RPI. É pena, até era um projecto bem catita em que nao me importava de investir

      Eliminar
    3. Acho que deve dar para adaptar: https://tutorials-raspberrypi.com/connect-control-raspberry-pi-ws2812-rgb-led-strips/

      Eliminar
  2. Fiz na semana passada o ambilight em 2 monitores só com 1 arduino e ficou impecável :)

    ResponderEliminar
  3. Tenho este a funcionar com a shield tv

    ResponderEliminar