2019/08/27

Notícias do dia

A versão final do Android 10 pode chegar a 3 de Setembro; a Huawei poderá trazer-nos um Mate 30 Pro com quad-câmara; utilizadores preferem câmaras ultrawide a teleobjectivas nos smartphones; Nokias vão deixar de matar apps Android em background; Chrome prepara balões de notificação nas tabs e bookmarks; Baidu supera Google nos smart speakers; e ainda o O tracking de utilizadores na internet demonstrado visualmente.

Antes de passarmos às notícias do dia temos um novo passatempo gadget da semana que te pode valer um suporte articulado para tablets e smartphones e também exemplares do livro Hardware - Tecnologias e Soluções da FCA. E aproximando-se o final do mês, não te esqueças do nosso habitual meeting mensal já este sábado.

Facebook prepara app Threads para amigos próximos no Instagram



Com o Instagram a ter-se tornado num campo de exposição pública, o Facebook avança com a criação da app Threads destinada aos grupos de amigos próximos no Instagram.

Para além de permitir o envio de mensagens, fotos e vídeos, esta app permite também partilhar automaticamente a localização, velocidade, e até nível de bateria. No fundo, trata-se de uma app ideal para manter o contacto permanente com os amigos de quem não se tem nada a esconder. Vamos ver se terá melhor sorte que a app Direct, na qual trabalhavam há anos, e que cancelaram no início deste ano, depois dos utilizadores do Instagram dizerem que não estavam dispostos a usar outra apps para enviar mensagens.


Apple lança iOS 12.4.1 e watchOS 5.3.1



Como era de prever, o descuido da Apple no iOS 12.4 que removeu uma correcção feita previamente e que permitiu fazer jailbreak de iPhones e iPads com o iOS mais recente, não durou muito. A Apple já lançou o iOS 12.4.1 e watchOS 5.3.1, que vêm corrigir o lapso e repor a correcção que tinha sido originalmente feita no iOS 12.3.

A Apple refere ainda "melhorias na estabilidade" no funcionamento, nesta que é uma das actualizações mais pequenas dos últimos anos, com cerca de 100MB no iOS e 50MB no watchOS - e que será também de curta duração: no próximo mês deverá ser disponibilizada a versão final do próximo iOS 13.


GlobalFoundries processa TSMC



A GlobalFoundries está a processar a TSMC alegando violação de patentes utilizadas na produção de chips, e quer procura indemnizações de "dezenas de milhares de milhões" de dólares. Com impacto mais imediato, caso os tribunais assim o decidam, será o pedido para impedir a importação de produtos com os chips afectados, o que iria afectar produtos de empresas tão variadas quanto a Apple, Nvidia, AMD, Google, e muitos outros.

A TSMC já reagiu, dizendo que as acusações não têm qualquer mérito e que a GlobalFoundries espera apenas facturar à custa do clima de "guerra" entre ocidente e oriente (a GlobalFoundries é norte-americana, a TSMC é chinesa). O ano passado a GlobalFoundries abandonou o desenvolvimento do processo de fabrico de 7nm, com isso ficando numa posição bastante vulnerável face aos seus concorrentes.


Google Assistant já pode ficar calado nos smartphones



Depois de o ter tornado menos chato ao controlar as luzes, a Google adicionou ao Google Assistant uma opção para silenciar as respostas faladas do assistente nos smartphones. Para isso, nas definições bastará ir até "Speech output" e escolher a opção "Hands-free only". Neste modo, o Google Assistant continuará a escutar e efectuar os comandos pedidos, mas sem qualquer confirmação por voz. Ideal para quem já confia em tudo o que pode fazer com ele.

As respostas continuarão a ser apresentadas no ecrã, para ajudar a confirmar que realmente está a fazer o que foi pedido; ou para se verem os resultados dos pedidos feitos.

... Obviamente, isto será de maior interesse assim que o Google Assistant começar a perceber o nosso português - algo que esperamos ver anunciado a par do lançamento do Android 10, potencialmente já na próxima semana.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)