2019/08/27

Nokias vão deixar de matar apps Android em background


Os utilizadores dos smartphones Nokia vão gostar de saber que a HMD vai deixar de recorrer às tácticas agressivas para poupança de bateria, deixando a gestão de apps em background a cargo do Android.

Os muitos abusos cometidos por certas apps Android, quer deliberadamente quer por acidente, fizeram com que alguns fabricantes recorressem às suas próprias soluções para impedir que essas apps em background resultassem em consumo excessivo e autonomia reduzida. No caso dos smartphones Nokia, a HMD optou pela utilização do "Evenwell", que levava a sua função bastante a sério, matando praticamente todas as apps em background - mesmo que fossem apps que se desejava manter em funcionamento.

Felizmente as coisas evoluem, e agora a HMD diz que chegou o momento de confiar no processo de gestão de tarefas em background "Adaptive Battery" disponibilizado com o Android 9 Pie, e que por isso tem removido ou desactivado o Evenwell dos seus smartphones. Com isto, a gestão das apps em funcionamento em background deverá ser menos radical, e permitir que apps bem comportadas se possam manter durante muito mais tempo.

No início do ano foi criado o site Don't Kill My App para revelar que fabricantes levam as tácticas de poupança de bateria ao extremo, e onde a HMD ocupava a primeira posição. Com esta mudança de táctica por parte da HMD, é a Huawei que passa para a topo... e agora resta esperar que também ela, e demais fabricantes, deixem de interferir com a gestão das tarefas e a deixem a cargo do próprio Android.

4 comentários:

  1. Os Nokias com Android One também faziam isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Tenho um com Android One, e isso parece não acontecer

      Eliminar
  2. Quem deve decidir é o utilizador, a cada update as apps consomem mais RAM, libertar RAM pode prolongar a vida útil do equipamento.

    ResponderEliminar