2019/08/26

Baidu supera Google nos smart speakers


O gigante chinês da tecnologia - Baidu - superou a Google nos smart speakers, posicionando-se agora na segunda posição, atrás da Amazon.

Os smart speakers com os seus assistentes digitais estão a contagiar o mercado chinês, e se marcas como a Xiaomi e Alibaba tiveram crescimentos saudáveis de 37% e 38%, nada se compara ao crescimento de 3700%(!) registado pela Baidu, catapultando-a de uma quota de mercado de apenas 0.7% no segundo trimestre de 2018, para por os 17.3% este ano.

Um resultado que apenas a deixa atrás da Amazon, que também conseguiu um crescimento de 61.1%. Aliás, olhando-se para a tabela da Canalys, a única empresa com resultado negativo é a Google, o que parece demonstrar que a táctica não tem sido adequada ao mercado.

A Baidu também tinha começado por entrar neste segmento com modelos dispendiosos, sem grande sucesso. Este crescimento estrondoso foi conseguido à custa de modelos económicos - na China, tem smart speakers à venda por valores de pouco mais de 10 euros.

Vamos ver se o rumorizado Google Home Mini 2 (agora Nest - o que também virá baralhar o mercado mais um pouco) será capaz de inverter esta tendência da Google, a par da esperada expansão a mais mercados, incluindo Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)