2019/08/21

Gmail melhora correcção ortográfica e gramatical


Vai ser mais difícil escrever emails com erros no Gmail desktop, com a Google a aplicar-lhe uma nova dose de ferramentas de auto-correcção ortográfica e gramatical.

Se nos smartphones e tablets já nos habituamos a conviver com a ajuda (por vezes indesejada) dos sistema de auto-correcção, nos computadores tradicionais isso é algo que ainda é pouco comum. O Gmail tem implementado algumas formas de sugestão de palavras e frases, e agora vai passar a contar também com um corrector ortográfico e gramatical melhorado.


O corrector ortográfico será capaz de fazer o "auto-correct" automaticamente enquanto se está a escrever.

No caso do corrector gramatical, veremos assinaladas as palavras que o sistema considera não serem as mais adequadas, mas ficando a aguardar pela confirmação manual para que sejam trocadas pelas palavras sugeridas.

... Desde que não se chegue ao ponto das correcções se tornarem demasiado intrusivas e contraproducentes, como por vezes acontece nos dispositivos móveis, parece-me bem. Infelizmente,  não sei porquê, pelo menos no teclado Gboard da Google, as correcções parecem estar a ficar cada vez mais absurdas nos últimos meses... o que me faz recear o comportamento desde novo auto-correct no Gmail a longo prazo.

2 comentários:

  1. As correcções/previsões do swype também têm piorado com a utilização. Está constantemente a sugerir palavras que não tenciono e as quais tenho de corrigir constantemente. Não era suposto ele aprender?

    ResponderEliminar
  2. BS! Em língua portuguesa, os produtos da Google são pura e simplesmente, BS!

    ResponderEliminar