2019/08/22

Google adia encerramento do Hangouts


A Google parece ter percebido o grande erro que estava prestes a cometer, optando por adiar o encerramento do Hangouts.

O panorama das apps de comunicação na Google parece continuar uma autêntica confusão, onde nem os planos delineados escapam a alterações. Os planos da Google indicavam que o Hangouts clássico começaria a ser encerrado já em Outubro para os utilizadores G Suite, que seriam transferidos para os novos Hangouts Chat e Hangouts Meet, mas agora isso fica adiado pelo menos até Junho de 2020.

Para além de continuarmos a não perceber porque motivo a Google está a pensar partir o Hangouts (que faz mensagens e vídeo) em duas apps separadas para cada função; a melhor notícia que advém deste adiamento é que, assim, o Hangouts clássico continuará disponível para os utilizadores normais dos serviços Google até nova data a anunciar - pelo menos durante mais um ano.

A Google diz que os utilizadores G Suite continuarão a ter a possibilidade de fazer a transição para os novos Hangouts Meet e Chat por sua iniciativa; mas a verdade é que este adiamento vem demonstrar que a Google está receosa de que o encerramento do Hangouts clássico apenas venha a afastar os seus clientes para serviços concorrentes.


Infelizmente, por conta de todas as indecisões e ameaças de encerramento, reduzem-se já a meia-dúzia as pessoas com quem ainda utilizo o Hangouts regularmente, quando há dois ou três anos eram várias dezenas. E isto contando com algumas pessoas que só o vão mantendo quase exclusivamente para falar comigo, pois também já se mudaram para outros serviços onde estão a maioria dos seus contactos. Pelo que, temo que mesmo com este adiamento, já será tarde demais para evitar que o Hangouts esteja condenado à morte, por falta de utilizadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]