2017/03/10

Google divide Hangouts em Chat e Meet

A Google parece finalmente ter um rumo definido para os seus serviços de comunicação, mas os mesmos poderão não ser exactamente aquilo que se esperava, como demonstrado agora pela separação do Hangouts em duas versões: Chat e Meet.

Já é normal que muitas vezes os utilizadores desejem que a Google mexa num serviço que tem estado parado há muito tempo, apenas para que, quando isso acontece, desejarem que não o tivesse feito. Com o Hangouts suspeito que se vá passar algo deste estilo.

Quando a Google lançou o Allo e o Duo, foi criticada por já ter o Hangouts que já cumpria ambas as funções de comunicação de chat e de video. Agora, fica reforçada a ideia de que a Google quer mesmo ter esses serviços separados, e isso é agora feito com a separação do Hangouts no Hangouts Chat para mensagens e no Hangouts Meet para videoconferências.

Em ambos os casos estamos perante ferramentas mais orientadas para utilização empresarial (como a Google já tinha indicado ser o objectivo dos Hangouts), e no caso do Chat temos bastantes novidades, pois o mesmo acaba por aprender muitas coisas com o Slack, ao nível de canais, conversas encadeadas, etc. É mais que evidente que a Google sentia que o Slack estava a roubar protagonismo ao Hangouts nas conversas entre equipas, e com o Hangouts Meet espera recuperar parte desse terreno.

Com o Hangouts Meet a prioridade foi dada ao processo e simplicidade com que os utilizadores se podem juntar a uma videoconferência, sendo que agora é possível ter até 30 participantes simultâneos. A Google também promete melhorias significativas em termos de velocidade de carregamento, e eficiência em termos do browser.

A ver vamos que tal estas alterações resultam... e se serão um primeiro passo de uma nova era para os Hangouts... ou o seu fim.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)