2019/08/13

Grindr e outras apps de encontros revelam localização dos utilizadores


Quem se sentir tentado a utilizar apps de "dating" para encontrar parceiros poderá deixar de o fazer ao saber que diversas apps - como o Grindr, Romeo, Recon e 3fun - podem revelar a sua localização com elevada precisão.

Investigadores de segurança descobriram que algumas apps de encontros, como as acima referidas Grindr, Romeo, Recon e 3fun, podem revelar a localização dos utilizadores bastando saber o seu nome de utilizador em cada uma das plataformas.

A técnica utilizada recorre apenas a APIs públicas, sem recurso a qualquer tipo de "hacking", e é na verdade bastante simples e conhecida: a triangulação.


Embora as APIs não indiquem directamente a localização dos seus utilizadores, permitem saber a distância a que se encontram da nossa localização actual. O que os investigadores fizeram foi perguntar essa distância a partir de múltiplos pontos geográficos, simulando a sua posição, e através dessas distâncias calcular a localização exacta em que o utilizador em questão se encontra.

Nalguns dos casos, a localização obtida tem uma precisão de 8 casas decimais, o que permite ficar com a localização exacta dos utilizadores; o que se revela particularmente problemático para quem utilizar este tipo de apps em países com regimes de perseguição às comunidades LGBT+.

Algumas destas apps (Romeo e Recon) já fizeram alterações para impedir este tipo de técnica, mas o Grindr não fez qualquer alteração até ao momento, e o 3fun a revelar ainda mais preocupações, pois também permite obter fotos e dados sobre os seus utilizadores.

1 comentário: