2019/08/24

Impressão 3D não-planar melhora acabamentos


As impressões 3D têm um acabamento característico do relevo em "camadas", mas não tem que ser necessariamente assim, bastando adoptar uma impressão não-planar.

Tipicamente, a maioria das impressoras 3D recorre a um método de impressão constituído por camadas, em que o objecto 3D é segmentado em planos, e esses planos são impressos sequencialmente, uns sobre os outros, resultando no típico aspecto da impressão por camadas. Mas as impressoras 3D são capazes de se mover livremente no espaço 3D... e isso abre as portas a outras técnicas de impressão.

A forma de impressão 3D não-planar tira partido dessa capacidade das impressoras 3D, para fazer a impressão livremente no espaço 3D sem a segmentação por camadas (que no entanto continuam a ser feitas para servirem de base de sustentação a este preenchimento). O resultado é um acabamento bastante mais natural, que poderá dispensar - ou simplificar - os processos de tratamento pós-impressão para esse efeito.

O melhor de tudo é que é compatível com as impressoras 3D existentes, e está disponível gratuitamente como open-source nesta versão do Slic3r não-planar.


6 comentários:

  1. Muito legal essa dica. Sabe algo sobre o gasto de tempo? Seria mais demorado que o em camadas ou similar?

    ResponderEliminar
  2. Espetacular , vou experimentar .

    ResponderEliminar
  3. Ótimo assim usando os 3 eixos
    Xyz

    ResponderEliminar
  4. Isso ja é usado em router CNC. Não sei o porque não haviam pensado nisso para as impressoras.

    ResponderEliminar
  5. Esta técnica parece-me dar mais resistência às peças uma vez que o fio é contínuo nas camadas exteriores.

    ResponderEliminar