2019/08/05

JPEG XL vai comprimir fotos para 1/3 do JPEG normal


O JPEG está prestes a ser modernizado, com a conclusão da proposta para o novo JPEG XL, que promete compressões bastante mais eficientes para o mesmo nível de qualidade.

O JPEG é o formato mais popular para as fotos, mas há que relembrar que nos últimos anos tem começado a acusar o peso da idade e feito com que muitos fabricantes e entidades procurassem alternativas mais eficientes e com capacidade para lidarem com os requisitos modernos - tais como a capacidade para guardar múltiplas fotos em burst, ou fotos animadas, ou com informação 3D, etc. O JPEG XL permitirá modernizar o formato, começando por apresentar taxas de compressão muito superiores.

Para o JPEG XL o grupo anuncia que será possível guardar imagens de alta-qualidade com um terço do tamanho do formato JPEG tradicional, e que também pode reduzir imagens JPEG existentes para cerca de 80% do seu tamanho sem perda de qualidade (mantendo a sua compatibilidade JPEG).

A grande pergunta é saber se o JPEG XL chegará a tempo, ou conseguirá ganhar tracção, para fazer frente ao HEIF. Embora possa contar com a popularidade do formato (e nome) JPEG, na prática será um formato inteiramente novo, ao estilo do WEBP - que serve como exemplo de como é difícil modernizar estas áreas; sendo o GIF animado o caso perfeito disso.

1 comentário:

  1. Com a quantidade de artefactos gerados pela compressão de imagens em JPEG, se este JPEG-XL não se focar pricipalmente nisso, não o vejo a ter muito futuro... Não me interessa muito ter uma imagem com 1/3 do tamanho de uma JPEG normal, se nunca usaria uma JPEG normal, por causa dos artefactos

    ResponderEliminar