2019/08/01

LightSail 2 navega com sucesso no vento solar


Boas notícias para quem sonha com um futuro com veleiros espaciais a percorrer o sistema solar impulsionados pela luz do sol: a Planetary Society anunciou que a nave LightSail 2 conseguiu cumprir o objectivo de se mover apenas com sua vela solar.

A missão LightSail 2 conseguiu demonstrar aquilo a que se propunha, de que é possível obter propulsão apenas por força da luz do sol a bater na sua vela solar. É a primeira vez que tal fica demonstrado numa nave de pequena dimensão (em 2010 a IKAROS usou uma vela solar para chegar a Vénus), com a LightSail 2 a ter conseguido elevar a sua órbita em 1.7 km.

Infelizmente, da maneira que a experiência foi concebida, ao elevar a sua órbita de um lado irá baixá-la do lado oposto do planeta Terra, eventualmente fazendo com que comece a tocar na atmosfera, onde eventualmente se desintegrará.

O sucesso desta missão abre novas perspectivas de locomoção para naves ultra compactas, como os CubeSats, que até aqui estavam impedidos de ter sistemas de propulsão tradicionais devido ao seu volume reduzido. Eventualmente, poderá até ser possível criar CubeSats que, graças às velas solares, se aventurem a visitar outros planetas, sem preocupação de terem que transportar combustível consigo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)