2019/08/03

Nova A.I. aprendeu xadrez só por ouvir falar dele


Temos visto desenvolvimentos fantásticos de sistemas de inteligência artificial, e o SentiMATE passa a integrar esse grupo, tendo aprendido a jogar xadrez apenas através de comentários feitos sobre jogos.

Sistemas de A.I. a jogarem xadrez não são novidade nenhuma. No entanto neste caso a diferença está em como essa inteligência artificial adquiriu esse conhecimento. Normalmente os seus criadores estabelecem as regras a seguir, ou dão-lhes milhares ou milhões de exemplos de jogos que permitam aprender o jogo; mas desta vez não foi assim. Para o SentiMATE os investigadores deram-lhe apenas comentários feitos sobre 2700 jogos de xadrez.

Mesmo tendo em conta que os investigadores tiveram o cuidado de eliminar partes dos comentários dos jogos que não eram relevantes, isso em nada retira o mérito do seu sistema não só ter conseguido aprender a jogar xadrez só com isso, como também ter aprendido algumas tácticas defensivas comuns do jogo.

O SentiMATE não ficou suficientemente inteligente para ser um mestre do xadrez, havendo outros bots e A.I.'s que o superam com facilidade; mas o facto de ter conseguido atingir o nível que chegou apenas à custa de ler sobre o assunto, é impressionante. Só não consigo parar de pensar no que uma eventual A.I. hiper-avançada que se venha a criar no futuro, irá concluir ao ler / ver / ouvir todo o conteúdo humano digitalizado existente na internet... será inevitável que se tenha uma Skynet? Ou será que resultará mais em algo ao estilo do episódio do yogurt do Love, Death and Robots? (E se ainda não viram, aproveitem para ver todos... estão na Netflix. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)