2019/08/02

Novo controlador promete SSDs PCIe 4 com velocidades de 7GB/s

Os primeiros SSDs PCIe 4 estão longe de aproveitar ao máximo a sua capacidade de transferência melhorada, mas a Innogrit já tem um novo controlador para tratar do assunto, que suportará velocidades de até 7GB/s em SSDs de até 32TB.

A Innogrit apresentou quatro novos controladores NVMe para SSDs, mas aquele que mais atrai as atenções é a versão topo de gama "Tacoma". Preparado para o barramento PCIe 4.0 e NVMe 1.4, este controlador suporta SSDs com capacidade até 32TB (16 canais NAND), e promete transferências de 7GB/s em leitura e 6.1GB/s em escrita, com 1.5M e 1M de IOPS em leitura e escrita respectivamente.

Infelizmente este controlador deverá ficar reservado para SSDs empresariais, pelo que a nossa melhor esperança será o modelo ligeiramente inferior "Rainier". Neste, temos metade dos canais NAND e uma capacidade máxima de 16TB, mas ainda assim consegue manter as mesmos velocidades de transferência de 7GB/s e 6.1GB/s. Nos IOPS é que os números caem para 1M e 800K, mas ainda assim são mais que aceitáveis para todo o tipo de utilizações domésticas (e profissionais).

Claro que para tirar partido deles será necessário ter uma motherboard com PCIe 4.0, o que ainda vai sendo relativamente incomum; mas para quem estiver a pensar fazer upgrade do computador nos próximos meses, já pode começar a sonhar com o patamar de desempenho que será possível alcançar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)