2019/08/26

Nvidia lança driver com modo de ultra-baixa latência


A Nvidia decidiu finalmente acompanhar a AMD lançando um modo de baixa latência, que no fundo consiste em voltar a fazer as coisas "à moda antiga" - mas com direito a nome pomposo de marketing, para parecer uma grande novidade.

Há muitos anos que a Nvidia e demais fabricantes de placas gráficas começaram a disponibilizar métodos que permitiam que o GPU começasse a calcular os frames futuros, de forma a maximizar a eficiência de cálculo quando houvesse "tempo livre", de forma a garantir um framerate mais estável. Como efeito secundário, adicionava-se o tempo de um ou dois frames ao tempo de resposta às reacções dos jogadores... coisa que agora pode ser resolvida com o último driver (436.02) da Nvidia.

O novo modo de "ultra-low latency" é a resposta da Nvidia ao "anti-lag" da AMD, e no fundo consiste em regressar às origens, não calculando qualquer frame antecipadamente. O resultado, segundo a Nvidia, é uma redução da latência que pode ir dos 6 aos 11ms (20 a 30%), que será especialmente apreciada em jogos rápidos de 60 a 100fps - e obviamente, que estejam a ser jogados em monitores que permitam tirar partido dessas frequências.


Considerando que se fica sem a margem de manobra extra dos frames "de segurança", será também conveniente usar um monitor G-Sync para minimizar o impacto da variação do frame rate.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)