2019/08/05

Pagamentos na China mudam de QR Codes para reconhecimento facial


Enquanto por cá ainda se vai tentando fazer com que os consumidores adiram aos QR Codes para pagamentos, na China já se dá o passo seguinte, simplificando o processo de pagar ao ponto de bastar sorrir para uma câmara graças ao reconhecimento facial.

Os sistemas de pagamento wireless têm simplificado os pagamentos de baixo valor, bastando tocar com um cartão, smartphone ou smartwatch no terminal de pagamento. Mas o método ideal de pagamento seria um que nem sequer obrigasse o consumidor a ter qualquer cartão ou pegar em qualquer dispositivo electrónico. É precisamente isso que já está a acontecer na China.

Depois da proliferação dos QR Codes para este efeito, os novos sistemas de pagamento na China estão a apostar no reconhecimento facial. Com eles, caso os consumidores assim o pretendam, no momento de pagarem a conta bastará chegarem perto do terminal de pagamento, confirmarem o valor e sorrirem para a câmara - e pronto, já está! O sistema é tão fácil de utilizar que se espera que seja adoptado até por pessoas que nem sequer considerariam usar smartphones ou QR Codes para fazer pagamentos.

Por outro lado, tratando-se de uma confirmação biométrica, surgem imediatamente as preocupações sobre todos estes dados não poderão ser abusados para outros fins; ainda mais quando se sabe que a China já muito tem investido na vigilância e reconhecimento facial. Mas a verdade é que esses dados já estarão a ser recolhidos, com ou sem a autorização dos cidadãos... e sendo esse o caso, ao menos que se possa dar-lhe uso para simplificar a vida no dia a dia.

6 comentários:

  1. Eu não devo ser nada normal, é que nunca me aborreci com os sistemas de pagamento atuais. Tivesse eu dinheiro a rodos que não me importava nada de pagar nem que fosse em cash. Chateia-me bem mais estar na fila à espera para pagar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui mais um! Pessoalmente acho ridículo haver pessoas que andam preocupadas com o facto de não conseguirem fazer pagamentos encostando o telemóvel ou o cartão ou o que quer que seja! Não sou nenhum velho do Restelo, mas bolas há coisas bem mais importantes do que isso!

      Eliminar
  2. Carlos acho que por cá é mais: "ainda não aderimos ao contactless" quanto mais...

    ResponderEliminar
  3. tenho tentado usar mais vezes o contactless mas aquilo falha com muita frequência. Acabo sempre por usar a leitura normal. Não vejo grande vantagem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho conseguido pagar sem problemas no Jumbo, pingo doce, zara entre outros... A principal vantagem pelo menos para mim é que para valores abaixo de 20€ é mais fácil e rápido. Se for valor superior podes usar mas tens que meter código (ainda assim acaba por ser mais rápido)
      Mas lá está... eu falo por mim

      Eliminar
  4. Eu não percebo essas falhas de que vocês falam, eu pago quase tudo através de contactless.

    ResponderEliminar

[pub]