2019/08/18

Quanto dura um Tesla Model 3 estacionado?


A maioria das pessoas preocupa-se com a autonomia dos automóveis eléctricos em andamento, mas há outro factor que também merece destaque: qual a sua autonomia, caso fique estacionado durante semanas ou meses, desligado de um carregador?

Ao contrário de um automóvel "à moda antiga", que não gastava nenhuma electricidade enquanto estivesse desligado - para além do desgaste da própria bateria - um automóvel como um Tesla mantém uma série de sistemas em funcionamento, como as comunicações, sensores, potencialmente as câmaras de vigilância, etc. Tudo coisas que, mesmo consumindo relativamente pouca energia, irão contribuir para descarregar a bateria.

Foi precisamente isso que preocupou um dono de um Model 3 que iria de férias durante 62 dias, ficando sem saber como deixar o seu carro, já que não tinha posto de carregamento em casa onde o pudesse deixar ficar; e não seria adequado deixá-lo ligado a um posto de carregamento público durante esse período, ocupando um lugar desnecessariamente. Por fim, lá optou por deixar o carro em casa de um amigo, sem estar ligado a qualquer carregador.

O carro foi estacionado indicando uma autonomia para 299 milhas (481 km) e, passados 63 dias, quando regressou, ficou agradavelmente surpreendido por ver que o carro indicava uma autonomia de 199 milhas (320 km).

Isto dá uma média de gasto de cerca 2.5 km/dia estando parado; o que significa que um Model 3 Standard Range (autonomia de 409 km) completamente carregado poderia ficar estacionado durante cerca de 140 dias e ainda manter carga suficiente para percorrer 50 km; valor que aumentaria para os 200 dias - mais de meio ano -  no caso de um Model 3 Long Range (autonomia de 560 km).

Valores que provavelmente poderiam ser aumentados ainda mais, caso a Tesla implemente um modo de "hibernação" com maior poupança de energia, concebido para este tipo de cenários em que se deseje ficar o carro parado durante vários meses.

6 comentários:

  1. Os Model 3 entram automaticamente em "hibernação" ao fim de algumas horas sem comunicação. Sem sentry mode ligado e sem usar a app (que acorda o carro para saber como está e poder comunicar com ele), gasta pouco mais do que 1km por dia.

    ResponderEliminar
  2. É necessário ter em conta também o self-discharge da química da bateria, sendo lithium penso que anda perto dos 5% por mês.

    ResponderEliminar
  3. Entao mas o tesla nao tem o p@inel solar incorporado no tejadilho?

    ResponderEliminar
  4. Um fator importante é a temperatura ambiente. Certamente aqui no Canadá, se fosse no inverno, não teria durado.

    ResponderEliminar
  5. Moro em Urussanga SC carro elétrico aqui gasta mais que o a gasolina pois nossa energia e amais cara do Brasi

    ResponderEliminar