2019/08/12

Samsung prepara SSD PCIe 4.0 de 8GB/s


Não querendo ficar para trás na corrida aos SSDs PCIe 4.0, a Samsung anuncia novos SSDs empresariais que poderão atingir transferências de 8GB/s.

São muitos os fabricantes que têm anunciado produtos que permitirão elevar o desempenho dos SSDs com a chegada do PCIe 4.0. A Phison revelou recentemente novos controladores que poderão chegar aos 7GB/s, mas a Samsung parece estar disposta a saltar para o topo, com SSDs capazes de transferir 8GB/s.

Pelo menos, são esses os valores indicados para os SSDs PCIe 4.0 PM1733 da Samsung, concebidos para serem utilizados em sistemas com CPUs AMD "Rome" EPYC, e que deverão ficar disponíveis ainda este trimestre, com capacidades de até 30.72TB.

Embora destinados ao sector empresarial, nada impede os utilizadores sem constrangimentos de orçamento de utilizarem estes SSDs num sistema AMD Ryzen 3000; ou até num computador apenas com slots PCIe 3.0 (será interessante ver até que ponto isso afectará o seu desempenho). Mas a melhor parte é mesmo saber que este tipo de desempenho irá inevitavelmente chegar aos SSDs destinados ao segmento doméstico; e provavelmente de forma mais rápida do que se possa imaginar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)