2019/08/12

Portugal conquista medalha de prata nas Olimpíadas Internacionais de Informática


A delegação portuguesa que nos representou nas Olimpíadas Internacionais de Informática regressou a casa com resultados excelentes, tendo conseguido obter a medalha de prata nesta competição.

De 4 a 11 de Agosto realizaram-se em Baku (Azerbaijão) as 31as Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI). Participaram neste evento 327 alunos de escolas secundárias provenientes de 87 diferentes países ou regiões. Para além de um variado programa social, os participantes foram postos à prova durante vários dias, testando os seus conhecimentos informáticos e algorítmicos.

Desde 1992 que Portugal participa neste evento, enviando os seus melhores alunos seleccionados através das Olimpíadas Nacionais de Informática, promovidas e organizadas pela pela APDSI, em colaboração com o DCC/FCUP. Este ano a delegação portuguesa foi constituída pelos alunos Kevin Pucci (12º ano do Ag. Esc. Dr. Júlio Martins - Chaves), David Nassauer (12º ano da Esc. Sec. D. Filipa de Lencastre - Lisboa), Pedro Dias (12º ano da Escola Alemã de Lisboa) e Ricardo Antunes (11º ano do Ag. Esc. de Castro Verde), sendo liderada por Pedro Ribeiro (Team Leader - DCC/FCUP, Universidade do Porto), co-adjuvado por Gonçalo Paredes (Deputy Leader - aluno de Ciência de Computadores no DCC/FCUP, Universidade do Porto).

Os resultados alcançados foram excelentes, sendo que a delegação portuguesa viu o seu árduo trabalho de preparação colher frutos com o aluno Kevin Pucci a obter uma medalha de prata, a segunda na história de Portugal na prestigiada competição. Portugal acumula agora no seu histórico 2 medalhas de prata (2018 e 2019) e 8 medalhas de bronze (2 em 2017, 1 em 2016, 2 em 2012, 1 em 2011, 1 em 2009 e 1 em 2002).

Durante as IOI foram também entregues os prémios correspondentes ao Concurso Ibero-Americano de Informática e Computação (CIIC), uma prova internacional destinada a preparar os melhores alunos de vários países da América Latina e da Península Ibérica para as IOI. Os melhores alunos das Olimpíadas Nacionais foram convidados para representar Portugal no CIIC e o resultado global foi também muito bom, com a obtenção de 1 medalha de ouro (Kevin Pucci), 2 medalhas de prata (Pedro Dias e Diogo Nogueira) e 3 medalhas de bronze (Paulo Cortesão, André Guimarães e David Nassauer).

Em 2020 teremos nova edição das Olimpíadas Nacionais de Informática, disputada em várias fases de selecção, e culminando na selecção dos alunos que irão representar Portugal nas 32as Olimpíadas Internacionais de Informática, que se irão realizar em Julho em Singapura.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)