2019/08/19

Smartwatch modular Blocks junta-se aos falhanços do crowdfunding


O sonho do smartwatch modular lançado pelo projecto Blocks chega ao fim da pior maneira, com os responsáveis a anunciarem que a aventura chega ao fim depois de se terem evaporado os milhões angariados.

Foi no final de 2015 que o Blocks se aventurou no Kickstarter com a promessa de criar um smartwatch modular, onde os utilizadores poderiam encaixar "elos" à medida das suas necessidades: mais bateria, módulo GPS, módulo ECG, sensor de impressões digitais, módulo SIM, etc. A ideia era boa e surgia numa altura em que esse sonho da modularidade ainda estava bem presente - mesmo se o Project Ara modular da Google também já começava a demonstrar motivos para preocupações.

Quatro anos mais tarde, é com tristeza que se confirma o que já se suspeitava há muito: que o Blocks se junta à lista dos projectos milionários falhados do crowdfunding.


O projecto tinha angariado mais de 1.6 milhões de dólares, mas os seus criadores dizem que no final de 2016 sofreram um grande revés quando ficaram simultaneamente sem o fabricante que iria fabricar os smartwatches, como também sem o parceiro que seria responsável por criar o software capaz de lidar com os componentes modulares.

Ao contrário de outros projectos claramente fraudulentos; neste caso o Blocks parece ter sido vítima da falta de experiência de pessoas que até teriam boas intenções, mas que não foram capazes de lidar com a gestão de um complexo projecto envolvendo valores milionários. E no processo, fica também a má experiência para mais de 5000 apoiantes que terão pago pelo menos $200 com a expectativa de receberem um smartwatch modular, que na altura era prometido para Maio de 2016.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]