2019/08/06

SpaceX facilita lançamentos para satélites mais pequenos


A SpaceX quer que as empresas tenham maior liberdade para lançarem satélites pequenos para o espaço, e para isso oferece o seu novo programa de "boleias" Smallsat Rideshare Program.

O custo de enviar um satélite para o espaço é "astronómico", e a coisa complica-se ainda mais quando se trata de lançar um satélite de dimensões reduzidas. Estes satélites normalmente têm que aguardar por um lançamento de um satélite maior onde fique algum espaço livre disponível para apanhar "boleia"; mas com isso ficando sujeito ao seu agendamento para lançamento, e tendo que aguardar por um que vá ser lançado para uma órbita compatível.

Com o Smallsat Rideshare Program a SpaceX quer manter a táctica de agrupar lançamentos de múltiplos satélites pequenos, mas sem que seja à custa de um lançamento onde exista um satélite "grande" com tratamento VIP preferencial. Assim, fica-se com um lançamento exclusivamente dedicado a satélites pequenos, que poderá colocar cada um deles na órbita que cada um quiser, através de um sistema de lançamento em órbita automatizado.

A SpaceX diz que isto permitirá reduzir os custos de lançamento para os $2.25 a $4.5 milhões de dólares por satélite, destinando-se a satélites com pesos entre 150 e 300 kg.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)