2019/09/28

App do YouTube Music passa a vir de origem no Android 10


Quem ligar o seu smartphone com Android 10 irá ver a app YouTube Music pré-instalada de fábrica, ocupando o lugar da Google Play Music e, no processo, procurando fomentar a adesão ao serviço Premium.

O Android 10 passará a contar com a app YouTube Music de origem (e também nos novos smartphones que saiam com Android 9), contribuindo para o processo de transição do Google Play Music para este novo serviço que o substitui (há alguns meses o YouTube Music ganhou a funcionalidade de reprodução de ficheiros locais, que era algo que lhe faltava).

A questão é que isto chega numa altura em que a Google vai enfrentando processos por abuso de posição dominante e, como se já não chegasse usar a app do YouTube para repetidamente insistir na instalação do YouTube Music - agora ultrapassa isso por completo, pré-instalando a app de raiz nos novos smartphones. Este é o tipo de táctica que, se fosse feita pela Microsoft, seria imediatamente alvo de fortes críticas... mas sendo a Google, costuma ter uma resposta com um pouco mais de "paciência" - mas que poderá estar a aproximar-se dos limites.

Até se poderia aceitar que a Google sugerisse a instalação das suas apps após o primeiro arranque de um smartphone, mas fará realmente sentido estar a incluir apps de serviços não essenciais para o funcionamento do smartphone, logo de origem? Qualquer dia estamos a replicar nos smartphones a necessidade de reinstalar um Windows 10 limpo naqueles portáteis que vêm cheios de crapware. Só não pensava era que esse crapware pudesse vir da própria Google.

2 comentários: