2019/09/15

Automatic Dark Theme deixa agendar modo escuro no Android 10


O Android 10 chega com o modo escuro, mas infelizmente chega de modo incompleto - felizmente, a app Automatic Dark Theme trata do assunto, permitindo agendar quando se quer ligar e desligar automaticamente.

Uma das principais novidades do Android 10 é o suporte para o modo escuro, com honras de destaque por parte da Google, o que torna ainda mais incompreensível o facto deste modo não contar com um modo de agendamento que nos deixe definir quando o queremos ligar e desligar. Até que a Google se digne a lançar isso numa actualização futuro (não muito distante, espera-se) a solução passa por utilizar este Automatic Dark Theme.


Esta app faz aquilo que o Android 10 deveria disponibilizar de origem, permitindo que se escolha a que hora em que se quer activar o dark mode, e a hora em que se deseja voltar ao modo "light". Para evitar transições desagradáveis caso se esteja a utilizar uma app durante a hora programada, existe também uma opção que permite fazer com que a transição aconteça apenas depois de se desligar o ecrã. Ou seja, podemos estar no modo escuro / claro sem notar qualquer interrupção, com a alteração a fazer-se sentir apenas da próxima vez que desbloquearmos o smartphone.

[a opção dark theme standard do Android 10, na sua reduzida glória]

A única chatice é que, mesmo não necessitando de root, será necessário dar permissões especiais à app via ADB (o que implica instalar o ADB num computador, activar o modo de debug via USB, etc.) Passos que são explicados pela app em detalhe e não são demasiado complicados, mas que idealmente deveriam ser desnecessários - porque motivo não podem ser estas permissões dadas tal como se dá o acesso ao microfone ou câmara?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)