2019/09/26

BPI alerta para chamadas fraudulentas


O BPI está a alertar os clientes para chamadas telefónicas fraudulentas feitas em nome do banco, que deverão ser prontamente terminadas e denunciadas.

Qual seria a vossa reacção se recebessem uma chamada dizendo que era do vosso banco, e que queriam validar algumas operações suspeitas? Se calhar podiam atrair a vossa atenção, mas muito provavelmente estavam um passo mais próximo de serem vítimas de fraude.

O BPI está a alertar:
Estão a ser feitas algumas chamadas telefónicas, por indivíduos que se fazem passar por colaboradores do BPI, que têm como único objetivo a obtenção ilícita de dados pessoais para posterior utilização fraudulenta no BPI Net, BPI APP ou no BPI Net Empresas.

No decorrer destas chamadas, os Clientes são questionados sobre operações que não reconhecem, sendo informados de seguida que serão enviados códigos SMS para anular as operações suspeitas. Estes códigos SMS servem para realizar as referidas operações fraudulentas.

Se receber uma comunicação semelhante não deve fornecer quaisquer dados, principalmente códigos de SMS, desligar de imediato a chamada e contactar a linha 800 200 102 (ou o +351 217 207 761 caso não se encontre em Portugal).

O BPI recorda que:
  • em situação alguma solicita informação sobre os códigos de autorização enviados por SMS, o preenchimento do cartão pessoal de coordenadas ou validação do número de telemóvel;
  • a coordenada ou o código de autorização SMS apenas são solicitados para confirmar operações iniciadas pelo Cliente.


Como se pode então saber se uma chamada telefónica é efectivamente do banco? É simples, assim que alguém telefonar para vocês a dizer que é do banco e começar a pedir dados de identificação, digam que querem o número do caso ou processo em questão para referência, e que vão desligar a chamada e ligar para a linha de apoio do banco. Assim, ficam desfeitas as dúvidas.

2 comentários:

  1. É incrível como a tecnologia GSM parece ser a aliada perfeita dos piratas informáticos que pretendam aceder de forma ilícita a contas bancárias de terceiros...

    Alguém dentro dos departamentos de TI nos bancos poderia fazer uma ou outra informação à administração dando conta da tremenda brecha que isso significa?

    ResponderEliminar
  2. Todas as chamadas que se desconheça deve ser validada contra dados que so que diz ser os possa saber.

    Faço isso sempre com a meo que ligam em anónimo. Sem me co firmaram número de contrato é mais umas informações da fatura não respondo a qualquer pergunta mesmo se estão a falar com Ricardo Silva

    ResponderEliminar