2019/09/23

Chrome 78 beta com acesso a ficheiros e SMS


A Google está a preparar umas novidades interessantes para o futuro Chrome 78, incluindo o acesso a ficheiros via Native File System API e também a SMS.

Considerando o volume de ataques constantes que percorrem a web, poderá parecer uma loucura querer dar aos browsers o acesso directo aos discos e SMS, mas é isso mesmo em que se está a trabalhar, e - garantem-nos - de forma segura. Para o próximo Chrome 78, vai ser possível dar ao browser a capacidade de aceder directamente a alguns ficheiros ou a uma pasta.

Com o Native File System API, o browser terá mais liberdade para lidar com ficheiros, facilitando o processo de criação de coisas como editores de texto, ou imagens, que acedam directamente ao disco. Claro que, para evitar abusos, esses sites apenas poderão aceder a ficheiros ou pastas a que especificamente dermos permissão - e que terão que ser dadas sempre que se voltar ao site, para não haver "esquecimentos".

Outra alteração será a SMS Receiver API, que é pensada para facilitar o processo de receber códigos de validação via SMS. Em vez de se passar pelo processo pouco amigável de abrir o SMS, fazer "copiar" de um código para depois o "colar" no sítio respectivo para validar uma operação, com esta API o browser poderá ter acesso directo aos SMS enviados pelo site respectivo, para poder fazer essa validação de forma automática.

Até à versão final para o público, ainda muito pode mudar, pelo que vai ser interessante ver de que forma estas coisas irão chegar (ou não) ao Chrome 78 final.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)